25 setembro 2005

MEMÓRIAS: DA LITERATURA & AFINS - 8

HSF - No seu caso, o que pode dizer-me da recepção da sua obra pelo público? [Já agora, quais os títulos (faltam-me alguns) e data de publicação? Foi sempre editado pela Minerva?]

AR - Eu não sei se sou escritor e muito menos se tenho uma “obra” - tal coisa não me preocupa absolutamente nada. Quanto à recepção da minha “obra” pelo público, posso dizer que é óptima se tal coisa se traduzir em vendas. Nunca fiz nenhuma edição superior a mil exemplares e todas elas se esgotaram. Confesso que sempre me estive lixando para o público e nunca me preocupei muito com a recepção das minhas “coisinhas” pois também nunca lhes dei a importância que devia. Parto desta máxima para mim próprio: “se as coisas que faço - em termos literários - têm alguma importância e interesse para a humanidade, então mais cedo ou mais tarde (saiba-se: alguns séculos ou milénios), o mundo irá notar que existi”. É evidente que poderei contemplar e avaliar tal profecia pois estarei decerto em outra superior reencarnação a tentar ser verdadeiramente um escritor. É uma arrogância intitularmo-nos escritores. Creio que não é possível qualquer acto criativo sem uma grande dose de humildade. Perante o Mistério da Vida e da Morte, tudo é insignificante! [Livros publicados: Eu, O Ser E A Dúvida, Edições Orpheu, 1989 (esgotado); Compra-me Um Deus, Edições Orpheu, 1992 (esgotado); Bosque Flutuante - o vírus na rede dos camaleões (colectânea de 12 autores), Editorial Minerva, 1996; Da Ressurreição do Espanto, Editorial Minerva, 1998]. (Último livro públicado depois desta entrevista - UM BAILADO NO CENTRO DA ALMA, Ed. Minerva).


Excerto de Entrevista publicada no Sem Mais Jornal em 25 de Fevereiro de 1999.
Questões: Helena Sousa Freitas (Jornalista do Sem Mais Jornal).

4 comentários:

Joana Malaquias disse...

Gostei imenso destas suas reflexões.
Parabéns!

Anónimo disse...

Gosto particularmente da sua ironia. Vou continuar a visitar este blog...

Anónimo disse...

Enjoyed a lot!
» »

Anónimo disse...

Very nice site! »