15 outubro 2005

AULAS DE SUBSTITUIÇÃO (??!!!!)

«A quem comunicarei o meu entusiasmo, se não falar entusiasmado (...)»
Sebastião da Gama
in Diário, Edições Arrábida, pp. 25

As ditas aulas de substituição são já a maior "palhaçada" do "para-sistema" (ou lá o que isso é) do ME.
Perguntem aos professores e apurem as verdadeiras razões. Oiçam os professores!!!
É incrível e patético que um dos "sábios" da actualidade (Daniel Sampaio) - que opina sobre tudo (mesmo daquilo que desconhece completamente) - afirme o seguinte na Revista X (jornal Público) de 15 de Outubro: «Tenho dificuldade em entender a resistência de alguns professores às aulas de substituição, uma das medidas actuais do Ministério da Educação».
Este senhor tem que perceber algo muito simples que constitui um princípio básico da Educação e das aprendizagens de qualquer grau de ensino (ele que se julga um grande-pedagogo ou coisa parecida): vale mais meia-hora de atenção e de concentração conseguida numa turma do que uma tarde a falar para as paredes. Ao fim de meia-hora já ninguém ouve ninguém por mais interessante que seja o assunto e por mais simpático e divertido que seja o professor. A quantidade de tempo que se está com os alunos não é sinónimo de melhor aprendizagem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito do teu blog! Tenciono vir cá mais vezes... Deixo aqui a morada do meu: www.heliosfera.blogger.com.br

Ass: Carpinteira

jaime roriz disse...

Na verdade ouvir os professores não serve de grande coisa. Há muitos anos (os jesuítas são disso o exemplo dramático) que a esmagadora maioria dos professores são maus, são péssimos mesmo. Devo ter tido uma centena de professores na minha vida e seguramente 90 deveria ser proíbidos de se darem com pessoas quanto mais dar aulas. Ouvir os professores é péssimo. São quase todos maus profissionais. Eu sei que esta é uma opinião politicamente incorrecta - paciência.
Dos restantes professores que tive, é o meu caso, 4 ou 5 marcaram a minha vida no bom sentido e ainda hoje recorro ao seu saber sempre que tenho dúvidas. Bem hajam !